sábado, 27 de março de 2010

Usabilidade



Não basta ter um e-commerce com um visual lindo, banners piscando, interfaces de encher os olhos se o site não tem um tráfego qualificado, testes de usabilidade irão nortear o desenvolvimento do site baseado nas necessidades do usuário.


As pessoas que entram em um determinado site querem encontrar informações ou comprar produtos ou serviços em um tempo bem curto e fácil, se não conseguem , em apenas um clique lá se foi uma venda. Um site pode parecer sensato, mas pode causar problemas a outras pessoas. É aí que entra os testes de usabilidade, pensando no usuário, para o usuário e com o usuário. Os sites usáveis ajudam às pessoas nos processos interativos, ajudam-lhes a buscar informação, a comprar e a se informar, esse é o ponto. Um exemplo é o site da Amazon.com desde a sua criação já passou por várias alterações sempre com a finalidade de ser um facilitador para o seu usuário.


Testes de Usabilidade é trabalhoso, envolve tempo, recursos físicos e tecnológicos, porém uma pequena mudança no site pode resultar em um grande sucesso.



quarta-feira, 24 de março de 2010

Nichos e Oportunidades de Negócios




A B2W e a Nova Ponto Com estão investindo cada vez mais em TI e Logística, O Carrefour e o Wallmart fecham parcerias com grandes marcas para brigar pelo melhor preço...

Quem vai "cuidar" das MPE´s Aquelas onde tudo é muuuuito enxuto: o conhecimento de comércio eletrônico, o estoque, o espaço físico, o pessoal, a verba de publicidade ? humm mais uma oportunidade....

segunda-feira, 15 de março de 2010

Redes Socias

Pioneira no uso da Internet para se comunicar com seus públicos e ampliar a exposição da marca, a Tecnisa usa muito bem as redes sociais.
Entrevista com o Diretor de Internet da Tecnisa - Romeo Busarello.
O blog é ainda o carro- chefe da Tecnisa nas redes sociais?
O blog é ainda o carro-chefe, mas o Twitter está encostando. Falo com muita força para os meus alunos que se eu não tivesse me reinventado ao longo desses últimos cinco ou seis anos, eu certamente teria perdido o meu emprego, porque ainda estaria fazendo mala direta 21x28, em papel couché, 4x4, e o fato de eu nunca ter me descuidado das questões tecnológicas, me deixou um profissional mais completo sob o ponto de visto do marketing, por que eu sei muito bem o mundo analógico, que foi o que norteou a minha carreira, e hoje conheço também profundamente o mundo digital.
Se você pudesse sintetizar, qual é a importância das redes sociais para a Tecnisa?
Elas têm várias importâncias. A Tecnisa se destacou com as redes sociais, no cenário nacional, e tornou-se uma referência nacional. Não somos uma Nike, Nokia, Adidas, ou um produto cool, somos uma construtora que vende um produto com tíquete médio de R$ 500 mil, basicamente, na cidade de São Paulo, e hoje quando você fala de redes sociais no Brasil, a primeira referência que se tem é de uma construtora, é da Tecnisa. Então as redes nos ajudaram muito no desenvolvimento de marca. Hoje, a maca tem uma reputação ligada à Internet, inovação e boas práticas de marketing digital, que tornaram a marca conhecida a custo baixo. Além disso, estamos aprendendo a nos engajar, dialogar, ser transparente, gerar tráfego e até, em ultima instância, vender pelas redes sociais, como foi a venda que fizemos pelo Twitter. Hoje, temos mais de dez unidades originadas por contrato pelo Twitter. Uma coisa que sempre gosto de ressaltar é que não é toda a empresa que precisa estar nas redes sociais. Uma Claro, Vivo, ou empresas, como por exemplo, a NET, que têm grande volume de clientes, podem correr o risco de entrar e depois não dar conta da vazão, porque o internauta brasileiro é muito participativo e colaborativo. Vemos pelo blog como eles participam, colaboram, interagem, isso porque somos uma construtora e vendemos um produto que não tem muita aderência, e mesmo assim, o internauta interage. Então é preciso dar retorno, porque eles mandam, postam, comentam e sempre gostam de ter esse retorno.

Fonte: Catho

domingo, 14 de março de 2010

Não tente adivinhar o futuro, crie o futuro.


Muitos empreendedores querem saber o que vai acontecer no futuro com a Internet, uma coisa nós já sabemos, a Internet chegou para ficar.

A Geração "Y" está criando mega empresas ponto com, a frente dos mais velhos, estão mais adaptados a moderna tecnologia que potencializa a sua intelectualidade.

Não existem mais barreiras e nem fronteiras, a necessidade de conhecimento, de socialização, de integração, de lazer, de consumir, e de soluções é empírica, e a Internet permite tudo isso com uma velocidade absolutamente absurda. Não é a toa que os grandes players estão investindo pesado em logística, o tempo virou nosso inimigo ou uma oportunidade? tudo é para ontem.

Então mãos a obra, está esperando o que? atenda esta demanda, mas não se esqueça de antes planejar.